quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Coronavirus

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<< MMMMM >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Pesquisadores já têm certeza que o agravamento da crise de contaminação no Brasil é devida à ação da nova variante P1.


Setenta e sete por cento dos 26 estados, e o DF, estão com mais de 80% dos leitos de UTI ocupados. Outros seis, em amarelo, passam dos 70% de ocupação. 

Praticamente todos os estados brasileiros receberam pacientes de Manaus, no colapso de janeiro, e muitos doentes estavam contaminados com a variante P1, que é mais transmissível. 

Mas, pesquisadores ainda não sabem dizer se esta fase caótica nacional é culpa da nova variante, que, com certeza foi definitiva para o agravamento da crise. Entretanto, o que os especialista já sabem do poder de infecção dessa nova variante, a chamada P1? (Saiba clicando aqui).

Minas Gerais 

Em Minas Gerais, quase 74% dos leitos de UTI estão ocupados. A situação mais crítica ainda é no Triangulo Mineiro. Na quarta-feira (03) o governo de Minas instituiu a onda rocha, que vai deixar cidades do Triângulo Norte e também do Noroeste em lockdow, com fechamento total da 20h às 5h.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<coronavirus>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>



Anvisa interrompe estudos da vacina Coronavac após detectar a ocorrência de 'evento adverso grave'

Fez água? Governador de S. Paulo João Dória havia anunciado dia 9 de novembro 120 mil doses da Coronavac

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária não informou qual evento seria, ms em nota, publicou que suspendeu os estudos clínicos da chinesa Coronavac, uma das que estão em estudo no Brasil contra o novo coronavírus. 

A suspensão ocorreu por causa de um “evento adverso grave” ocorrido e esse tipo de fenônemo pode ser desde a internação de um voluntário até a sua morte.

De acordo com a Anvisa, esse evento adverso ocorreu em 29 de outubro e, no momento, a agência reguladora vai analisar os dados observados até agora e julgar sobre o risco/benefício da continuidade do estudo. 

Esse tipo de interrupção, segundo a Anvisa, é parte dos procedimentos de "Boas Práticas Clínicas" para estudos desenvolvidos no Brasil. “Com a interrupção do estudo, nenhum novo voluntário poderá ser vacinado. A Anvisa reitera que, segundo regulamentos nacionais e internacionais de 'Boas Práticas Clínicas', os dados sobre voluntários de pesquisas clínicas devem ser mantidos em sigilo, em conformidade com princípios de confidencialidade, dignidade humana e proteção dos participantes”, acrescentou a agência, em nota.

A Coronavac está sendo desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Dez dias antes do “evento adverso grave” ser registrado, ela foi considerada a vacina mais segura dentre todas as testadas pelo diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.

Na segunda-feira (9 de novembro), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que o primeiro lote do imunizante, contendo 120 mil dosagens, chegaria no estado até o dia 20 de novembro. Esta divulgação de intenção, então, caiu por terra e a Coronavac, por ora, vai para esperar no estaleiro.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Minas Gerais tem 99% do municípios atingidos pelo coronavirus 

(Foto - Divulgação: Prefeitura de cedro de Abaeté-MG

Minas Gerais é o quarto maior estado do Brasil com 586.528 km2, o equivalente ao território toal de Madagáscar, país insular no Oceano Índico, que ocupa a maior ilha do continente africano, situada na costa sudeste da África, antiga República Malgaxe.

Dos 853 municípios de Minas Gerais, 843 (quase 99%) já registraram casos de COVID-19. Em apenas 10  cidades a doença não chegou. O levantamento é da Secretaria de Estado de Saúde, divulgado nesta segunda-feira (21.09).

As comunidades somam pouco mais de 40 mil e 700 habitantes, o que corresponde a quase 0,2% da população mineira. Veja quais são os municípios e a número de habitantes de cada um, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em ordem crescente.

1) - Cedro do Abaeté (1.231); 2) - Pedro Teixeira (1.789); 3) - Queluzito (1.943); 4) - Aracitaba (2.059);  5) - Santana do Garambéu (2.476); 6) - Camacho (2.869); 7) - Veredinha (5.773); 8) - Botumirim (6.288) - 9) - São Thomé das Letras - (7.089); 10) - Coronel Murta (9.228). 

Cedro do Abaeté, o primeiro da lista, segundo menor município do estado - só está à frente de Serra da Saudade, que tem 781 habitantes), um dos que ainda estão livres do coronavírus praticamente todas pessoas se conhecem, segundo a secretária Municipal de Saúde, Cássia Maria dos Santos. Desde o início da pandemia, a prefeitura distribuiu máscaras para a população, colocou totens com álcool em gel em espaços públicos. Um funcionário percorre a cidade de bicicleta com uma caixa de som transmitindo orientações para evitar o coronavírus. “Nossa cidade é muito pequena, é esse falar de porta em porta mesmo, pedindo e conversando. Eles estão ficando em casa mesmo, usando máscaras. Fazemos nossa parte”, comenta.

Segundo ela, 70% da população da comunidade é de idosos, um dos grupos de maior risco de desenvolver a forma grave da doença. Assim, as pessoas estão com medo e mantêm o rigor nas medidas. “Até agentes de saúde que vão visitar têm dificuldade”, comentou, detalhando que os moradores estão resistentes a receber outras em casa. “Tivemos dois casos suspeitos e ficou um ‘rebuliço’”, disse, afirmando também que, por meio do decreto de emergência, a prefeitura adquiriu kits, com recursos próprios, para testar a população.

Números do Estado

Com dados da segunda-feira (21.09), Minas tem 271.194 casos de COVID-19 e 6.727 mortes. Foram 1.141 confirmações nas 24 horas do domingo para segunda. Já os óbitos confirmados no mesmo período foram de 13, sendo que o menor número, até o momento, ocorreu na segunda-feira passada (14.09), com 10 óbitos, o que pode ter relação com a falta de equipes nos municípios para atualizar os dados aos domingos. Ainda segundo o boletim, são 237.429 casos recuperados e outros 27.038 em acompanhamento.

Em Ubá, os dados da segunda-feira, segundo boletim da Assessoria de Imprensa da prefeitura, o total de casos está em 1.518; 40 óbitos; 7 internados em leitos de UTI;  5 internados em leito clínico e 1.148 recuperados. 

É possível que o novocoranavirus perdure por um longo período no corpo humano 
e não apenas 14 dias como dizem as autoridades de saúde

IPTC Photo Metadata

Teoricamente, quando uma pessoas se infecta com o novocoranavirus, duas semanas ou 14 dias depois,o  organismo combate a doença. "Mas, há casos que o vírus dure mais que o habitual, que é de, no máximo, 14 dias. Tem ocorrido ínfecções que chegam a 30 ou até 35 dias para que isso ocorra",afirma o diretor do Instuto Butantan, de são Paulo Dimas Covas.

"Isso, então, não dá para dizer com certeza que as pessoas eliminem completamente o vírus rapidamente. Por isso, os cuidados. A pessoa que teve a infecção, teve seu exame positivo, ela tem que ser acompanhada, do ponto de vista do desaparecimento dos sintomas e permanecer ainda em isolamento, pelo menos por um tempo razoável, até ter certeza que ela não vai transmitir nenhum vírus", emendou o diretor. 


Pacientes assintomáticos da Covid-19 são responsáveis por 60% do casos de contaminação afirma UFMG 

Quer sabe tudo sobre o Novocoronavirus? Clique Aqui.

Municípios de Minas Gerais e  Piauí são campeões na derrubada da Mata Atlântica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua mensagem. Aguarde que faremos contato em breve.